sexta-feira, 26 de março de 2010

Causas Sociais no Contexto Publicitário

Responsabilidade Social


A Responsabilidade social é termo ao qual as organizações incluem nas suas estratégias de marketing de forma voluntária, de forma a incutir melhorias na sociedade e comunidade para o qual trabalham, envolvendo preocupações na formação educacional, cívica, auxilio a países menos desenvolvidos, valores sociais e ambientais.

Apoiadas nesses conceitos, a gestão da empresa não se direccionada unicamente para os valores ou lucros, mas sim pela preocupação social para com a comunidade e sociedade em ponto geral.



O conceito de responsabilidade social deve ser compreendido em dois níveis:

Ao nível interno no que refere-se aos colaboradores e públicos internos e mistos, mais propriamente, as partes interessadas e afectadas pela empresa.

Ao nível externo a responsabilidade social brinda com as consequências das acções de uma organização sobre os seus elementos externos, sobretudo, o ambiente e os seus parceiros de negócio do meio envolvente.


A origem deste termo, surge no âmbito da globalização e da mudança da indústria em larga escala, onde começam a aparecer novas preocupações e esperanças por parte dos cidadãos, consumidores, as autoridades públicas e dos investidores neste tipo de situações.
Sendo assim a Responsabilidade Social numa Empresa, não é unicamente um instrumento na comunicação da mesma, ou seja, é também uma maneira de gerir a ética entre as empresas e os seus stakeholders de forma a minimizar os efeitos negativos da organização, no meio ambiente ao qual estão insiridos.






Desenvolvimento Sustentável


O Desenvolvimento Sustentável é um conceito que aparece como modelo do desenvolvimento global. Esse mesmo modelo foi proposto em 1987, no Relatório Brundtland, relatório ligado à comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, que representou, a necessidade de procurar e satisfazer as carências da geração actual, sem se comprometer com a capacidade das gerações futuras, o que significa que pode possibilitar que as pessoas agora e num futuro próximo, não consigam atingir um nível satisfatório de desenvolvimento social, económico e cultural, ou seja, estas não consigam tirar recursos do planeta Terra e preservando as espécies e os habitats naturais do Planeta.

Em síntese é um conceito que assenta na premissa de um desenvolvimento alicerçado na certeza de que o mesmo não comprometerá as futuras gerações. O campo do desenvolvimento sustentável segmenta-se em três eixos:
- Sustentabilidade ambiental;
- Sustentabilidade económica;
- Sustentabilidade sócio-política.

No ano de 1995, a Comissão para o desenvolvimento sustentável das Nações Unidas propôs os 14 indicadores de desenvolvimento sustentável, com o intuito de servirem como referência para os países em desenvolvimento ou revisão de indicadores nacionais de desenvolvimento sustentável. Por norma, a responsabilidade social nas empresas assenta nos parâmetros definidos:
• Pobreza
• Perigos naturais
• O desenvolvimento económico
• Governo
• Ambiente
• Estabelecer uma parceria global económica
• Saúde
• Terra
• Padrões de consumo e produção
• Educação
• Os oceanos, mares e costas
• Demografia
• Água Doce
• Biodiversidade





Ética Empresarial


A ética empresarial é um estímulo de uma empresa que se certifica que assegura a sua reputação, a fim de obter bons resultados. A ética profissional das organizações fundamenta-se como sendo um factor importantíssimo para qualquer organização, pois existem dois domínios aparentemente incompatíveis neste conceito, o do Lucro e o da educação das vontades, a Ética. A ideia é demonstrar que a ética nem sempre deve ser compreendida como uma ameaça ou obstáculo, mas sim como uma alavanca para o sucesso das empresas, pois uma empresa que deseja formalizar a sua ética profissional deve optar por dois factores, o da Natureza coerciva, cujo principal objectivo é assegurar o máximo respeito pelas regras instauradas pela empresa, e a Natureza cultural, ao qual o seu principal objectivo é o de fazer com que os colaboradores adiram aos valores ou às finalidades da empresa.

A ética profissional aplicada por parte das organizações é fundamental. É necessário que exista uma consciência empresarial, segundo a qual a empresa deve ter a noção de que a sociedade envolvente, assim como a própria empresa, beneficia através da ética aplicada dentro da empresa, bem como os clientes, os fornecedores, os sócios, os funcionários, o governo para os quais as organizações trabalham.





Marketing Social


A gestão do processo de inovações de tipo social a partir da adopção de atitudes, comportamentos e práticas individuais e colectivas, orientadas de acordo com processos éticos, sendo estes fundamentados com base nos direitos humanos.

O Marketing Social recorre a técnica, para se adaptar às condições de que pode promover o bem-estar social das pessoas, ou seja, trabalha com objectivos claramente definidos, objectivos, metas mensuráveis, avaliações quantitativas e qualitativas. O Marketing Social, visa criar um conceito de novos métodos a nível social, introduzir, implementar estratégias e criar planos e para isso cria campanhas de comunicação para satisfazer necessidades que não estão a ser atendidas, estabelecendo novos campos sociais.


As acções de marketing social são classificadas como acção de responsabilidade social, que pode se tornar uma vantagem competitiva para a marca, além de construir um valor diferencial a longo prazo.

• A eficácia de um plano de marketing social dependerá da escolha de seu público-alvo;
• A necessidade de comunicação com estes públicos deve visar a transmissão de uma estratégia baseada nos objectivos da instituição;
• Deve também incidir sobre os factores que podem influenciar e alterar o comportamento do respectivo público;
• Identificando as necessidades e os seus problemas.

Para sobrevier e ser bem sucedida, a organização deve atrair recursos suficientes, converter esses recursos em produtos, serviços e ideias e distribuir esses produtos a vários públicos consumidores.





Fontes de Pesquisa:

- http://prof.santana-e-silva.pt/gestao_de_empresas/trabalhos_07_08/ppt/%C3%89tica%20Empresarial.pdf;

- http://www.comunicacaoempresarial.com.br/comunicacaoempresarial/conceitos/marketingsocial.php;

- http://pt.wikipedia.org/wiki/Desenvolvimento_sustent%C3%A1vel;

- http://www.responsabilidadesocial.com/institucional/institucional_view.php?id=1


Selecção de Videos:
- www.Youtube.com


Pesquisas:
- Documentos de apoio fornecidos pelo Professor



Realizado por: Luís Rodrigues
Disciplina: Publicidade
Curso: Comunicação Marketing Relações Públicas e Publicidade

Sem comentários:

Enviar um comentário