sexta-feira, 26 de março de 2010

Causas Sociais no Contexto Publicitário

Responsabilidade Social


A Responsabilidade social é termo ao qual as organizações incluem nas suas estratégias de marketing de forma voluntária, de forma a incutir melhorias na sociedade e comunidade para o qual trabalham, envolvendo preocupações na formação educacional, cívica, auxilio a países menos desenvolvidos, valores sociais e ambientais.

Apoiadas nesses conceitos, a gestão da empresa não se direccionada unicamente para os valores ou lucros, mas sim pela preocupação social para com a comunidade e sociedade em ponto geral.



O conceito de responsabilidade social deve ser compreendido em dois níveis:

Ao nível interno no que refere-se aos colaboradores e públicos internos e mistos, mais propriamente, as partes interessadas e afectadas pela empresa.

Ao nível externo a responsabilidade social brinda com as consequências das acções de uma organização sobre os seus elementos externos, sobretudo, o ambiente e os seus parceiros de negócio do meio envolvente.


A origem deste termo, surge no âmbito da globalização e da mudança da indústria em larga escala, onde começam a aparecer novas preocupações e esperanças por parte dos cidadãos, consumidores, as autoridades públicas e dos investidores neste tipo de situações.
Sendo assim a Responsabilidade Social numa Empresa, não é unicamente um instrumento na comunicação da mesma, ou seja, é também uma maneira de gerir a ética entre as empresas e os seus stakeholders de forma a minimizar os efeitos negativos da organização, no meio ambiente ao qual estão insiridos.






Desenvolvimento Sustentável


O Desenvolvimento Sustentável é um conceito que aparece como modelo do desenvolvimento global. Esse mesmo modelo foi proposto em 1987, no Relatório Brundtland, relatório ligado à comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, que representou, a necessidade de procurar e satisfazer as carências da geração actual, sem se comprometer com a capacidade das gerações futuras, o que significa que pode possibilitar que as pessoas agora e num futuro próximo, não consigam atingir um nível satisfatório de desenvolvimento social, económico e cultural, ou seja, estas não consigam tirar recursos do planeta Terra e preservando as espécies e os habitats naturais do Planeta.

Em síntese é um conceito que assenta na premissa de um desenvolvimento alicerçado na certeza de que o mesmo não comprometerá as futuras gerações. O campo do desenvolvimento sustentável segmenta-se em três eixos:
- Sustentabilidade ambiental;
- Sustentabilidade económica;
- Sustentabilidade sócio-política.

No ano de 1995, a Comissão para o desenvolvimento sustentável das Nações Unidas propôs os 14 indicadores de desenvolvimento sustentável, com o intuito de servirem como referência para os países em desenvolvimento ou revisão de indicadores nacionais de desenvolvimento sustentável. Por norma, a responsabilidade social nas empresas assenta nos parâmetros definidos:
• Pobreza
• Perigos naturais
• O desenvolvimento económico
• Governo
• Ambiente
• Estabelecer uma parceria global económica
• Saúde
• Terra
• Padrões de consumo e produção
• Educação
• Os oceanos, mares e costas
• Demografia
• Água Doce
• Biodiversidade





Ética Empresarial


A ética empresarial é um estímulo de uma empresa que se certifica que assegura a sua reputação, a fim de obter bons resultados. A ética profissional das organizações fundamenta-se como sendo um factor importantíssimo para qualquer organização, pois existem dois domínios aparentemente incompatíveis neste conceito, o do Lucro e o da educação das vontades, a Ética. A ideia é demonstrar que a ética nem sempre deve ser compreendida como uma ameaça ou obstáculo, mas sim como uma alavanca para o sucesso das empresas, pois uma empresa que deseja formalizar a sua ética profissional deve optar por dois factores, o da Natureza coerciva, cujo principal objectivo é assegurar o máximo respeito pelas regras instauradas pela empresa, e a Natureza cultural, ao qual o seu principal objectivo é o de fazer com que os colaboradores adiram aos valores ou às finalidades da empresa.

A ética profissional aplicada por parte das organizações é fundamental. É necessário que exista uma consciência empresarial, segundo a qual a empresa deve ter a noção de que a sociedade envolvente, assim como a própria empresa, beneficia através da ética aplicada dentro da empresa, bem como os clientes, os fornecedores, os sócios, os funcionários, o governo para os quais as organizações trabalham.





Marketing Social


A gestão do processo de inovações de tipo social a partir da adopção de atitudes, comportamentos e práticas individuais e colectivas, orientadas de acordo com processos éticos, sendo estes fundamentados com base nos direitos humanos.

O Marketing Social recorre a técnica, para se adaptar às condições de que pode promover o bem-estar social das pessoas, ou seja, trabalha com objectivos claramente definidos, objectivos, metas mensuráveis, avaliações quantitativas e qualitativas. O Marketing Social, visa criar um conceito de novos métodos a nível social, introduzir, implementar estratégias e criar planos e para isso cria campanhas de comunicação para satisfazer necessidades que não estão a ser atendidas, estabelecendo novos campos sociais.


As acções de marketing social são classificadas como acção de responsabilidade social, que pode se tornar uma vantagem competitiva para a marca, além de construir um valor diferencial a longo prazo.

• A eficácia de um plano de marketing social dependerá da escolha de seu público-alvo;
• A necessidade de comunicação com estes públicos deve visar a transmissão de uma estratégia baseada nos objectivos da instituição;
• Deve também incidir sobre os factores que podem influenciar e alterar o comportamento do respectivo público;
• Identificando as necessidades e os seus problemas.

Para sobrevier e ser bem sucedida, a organização deve atrair recursos suficientes, converter esses recursos em produtos, serviços e ideias e distribuir esses produtos a vários públicos consumidores.





Fontes de Pesquisa:

- http://prof.santana-e-silva.pt/gestao_de_empresas/trabalhos_07_08/ppt/%C3%89tica%20Empresarial.pdf;

- http://www.comunicacaoempresarial.com.br/comunicacaoempresarial/conceitos/marketingsocial.php;

- http://pt.wikipedia.org/wiki/Desenvolvimento_sustent%C3%A1vel;

- http://www.responsabilidadesocial.com/institucional/institucional_view.php?id=1


Selecção de Videos:
- www.Youtube.com


Pesquisas:
- Documentos de apoio fornecidos pelo Professor



Realizado por: Luís Rodrigues
Disciplina: Publicidade
Curso: Comunicação Marketing Relações Públicas e Publicidade

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Marketing Digital



A programação possibilita, filtrar a informação tornando a busca mais fácil e eficaz, sem perder tempo ao que realmente queremos obter numa pesquisa.

Desta maneira, toda a estratégia de marketing que se envolva por novos meios de comunicação, designa-se por Marketing Digital. Como exemplo desses novos meios de comunicação temos a Internet e dentro deste meio de comunicação temos os seguintes suportes:
Webpages; Web 2.0 ( redes sociais ); Youtube; Second Life; E-mail; IRC ( Internet Relay Chat ); FTP ( File Transfer Protocol ); Newsgroup; Videoconferência; Acesso Remoto; Voip ( Voice Over IP ) e IPTV ( Internet Protocol Television) .

No entanto, existem outros meios de comunicação digital, onde se pode fazer Marketing Digital, tais como o telemóvel, computados e televisão, sendo que os dois primeiros já garantem acesso a Internet.

Para que o Marketinf Digital tenha sucesso no meio onde trabalha e se desenvolve, foram criadas técnicas de Marketing Digital, que se complementam em diversos aspectos dentro do Marketing Digital, tais como :
E-Marketing; E-Commerce; Web Marketing; Marketing Interactivo; Marketing Viral e Ecommunication.

O facto de uma marca estar presente neste meio, através de um website, já é uma forma de fazer Marketing Digital (
E-Marketing), no entanto os websites, não se interagem por si próprios, por exemplo, uma página de Internet dá a possibilidade ao consumidor de filtrar a sua própria pesquisa, através do preço ou da categoria de produtos que este deseja, por isso através do Marketing Digital, é possivel aplicar diversas técnicas dentro de um ambiente Web, que dá ao Marketing uma maior dimensão. Através da Internet é possivel adquirir produtos (E-Commerce), podendo dessa maneira recomendar esses mesmos produtos a amigos (Marketing Viral), facilitando a marca poder comunicar as suas promoções (E-Communication)e possibilita aos individuos deixar testemunhos sobre os produtos que compram (Marketing Interactivo).

No entanto, o Marketing Digital, neste caso numa empresa, esta deve apresentar diversos factores, para que esta tenha sucesso dentro deste novo método, ora para que seja necessário que esta apresente argumentos válidos para ter sucesso no mundo Web, sendo necessário que apresente qualidade na sua informação para com os seus clientes, facilitando o acesso aos conteúdos, ou seja, para que os consumidores que não querem perder tempo, facilitar-lhes o acesso ao próprio website e manter sempre actualizada a informação para quando este visita o Website, adequando a informação de acordo com os padrões comportamentais do cliente, fazendo com que este se sinta único e exclusivo.





Vantagens e Desvantagens do Marketing Digital


Vantagens

- Tecnologia do Futuro;
- Gratuito;
- Rápido Acesso;
- Permite conhecer melhor o público-alvo;
- Fortalece relações;
- Conquista novos clientes;
- Promove a marca e testa os produtos;

Desvantagens

- Marketing Viral é confundível com SPAM;
- Não presta atenção à mensagem;
- Hackers;
- O E-Commerce pode não ser fácil;
- Existe sempre receio de pagar por algo que não se vai receber

Marketing Digital e o Google

Sem dúvida, o Google é a porta para a entrada para uma grande maioria das pessoas quando procuramos um determinado produto ou serviço. Comprar produtos ou contratar serviços de empresas que nunca tinha visto antes, e apenas com uma simples pesquisa no Google. De que maneira consegue uma empresa através do Google obter tantos clientes?

Aqui fica a resposta...

Um dos pilares do actual Marketing Digital é o Marketing de Busca, que são estratégias para posicionar os sites das empresas, nas primeiras posições do Google. Por isso existem duas maneiras de colocar uma empresa através do Google:
- Através dos Links Patrocinados (Adwords);
- Optimização dos Sites (SEO - Search Engine Optimization)

A primeira, é uma técnica para criar anúncios pagos no Google e a segunda é uma técnica, para organizar o conteúdo e estrutura do site de modo a que este seja encontrado pelo seu potencial cliente no momento em que este procede a uma pesquisa no Google.

Plano de Marketing Digital

O Plano de Marketing e Comunicação Digital (PMCD), tem como objectivo modificar, o projecto Web de uma empresa, fazendo com que esta crie um canal de negócios extremamente ágil e éficaz, de modo a que todos aqueles que desejam obter informações sobre um determinado produto ou serviço e também estabelecer um canal de comunicação eficiente no mercado.

O posicionamento de um projecto Web, passa acima de tudo pelo crescimento da audiência qualificada e também da disponibilidade de informação por parte da empresa para com os potenciais clientes da empresa.

A intenção de uma PMCD, passa por posicionar um site como um canal de comunicação, ou seja, oferecendo informações actualizadas de maneira a gerar novos negócios no mundo Digital.

Um Plano de Marketing Digital deverá possibilitar:

- Posicionar o site de forma eficiente no topo dos mecanismos da pesquisa;
- Desenvolver acções de relacionamento com os clientes;
- Planear campanhas de Comunicação Digital com o público-alvo;
- Transformar a empresa numa marca forte no ambiente Web;
- Ampliar os negócios da empresa;


Bibliografia:


- Livros:

- MANOVICH,Lev; The Language of New Media; The Mit Press; 2002;

- STARUSS, Judy, EL- ANSARY, Adel, FROST Raymond; E-Marketing; Prentice Hall; 2002;

- WIND, Jerry MAHAJAN, Vijay; Digital Marketing - Global Strategies From The World´s Leading Experts; Wiley; 2001



- Sites:

-
http://pt.wikipedia.org/wiki/Marketing_digital;
-
www.konfide.com.br/marketing-digital/.../o-que-e-marketing-digital.html;
-www.bibrasil.com.br/plano_marketing
_digital.php